desafios comuns
que os jornais encontram quando ingressam no TikTok
temporalidade
4 de dezembro
de 2020
No TikTok, a temporalidade dos conteúdos é exibida de maneira diferente em relação a outras plataformas, e deve ser um ponto de atenção para os jornalistas. Sobretudo nestes dois aspectos:
-
A data de publicação dos vídeos não aparece na For You Page, principal feed do aplicativo (só aparece na página de cada usuário);
-
Por conta do algoritmo de recomendações, um conteúdo pode aparecer na For You Page de um usuário meses depois de ter sido publicado.
por que isso é um problema
O tempo é um dos pilares de qualquer notícia. Uma matéria pode se tornar falsa se for retirada do contexto e da época em que foi publicada. E quanto mais rápido um jornal consegue transmitir um acontecimento recente aos leitores, maior é o valor-notícia envolvido.
Mas essa rapidez de transmissão, no contexto do TikTok, fica sujeita ao algoritmo de cada pessoa, que pode mostrar o post ao usuário no minuto de sua publicação ou semanas depois disso.
Assim, se o jornal produzir vídeos sobre acontecimentos muito pontuais, esse conteúdo pode não fazer mais sentido quando aparecer na For You Page de alguns usuários. Mais que isso: como a data de postagem não aparece nesse feed, pode haver uma interpretação equivocada dos fatos relatados, com leitores pensando que eles são mais atuais/recentes do que de fato são.
algumas orientações
Uma forma de lidar com a questão da temporalidade no TikTok é investindo em conteúdos "evergreen" ("sempre verdes", no inglês) — aqueles que permanecem relevantes com o decorrer do tempo, já que são atemporais.
Mas essa não é a única forma. Existe a possibilidade de abordar temas atuais e, mesmo assim, não produzir um vídeo que vá se tornar irrelevante rapidamente.
A jornalista Ananda Portela, uma das responsáveis pelo TikTok do UOL, explica: para falar de um projeto de lei que ainda vai ser votado, por exemplo, faz mais sentido explicar do que se trata o projeto do que relatar acontecimentos relativos ao seu processo de aprovação. Ou seja, oferecer uma perspectiva contextual sobre assuntos do momento — mantendo o conteúdo da página atual sem que os vídeos parem de fazer sentido.