você está em: estudos de caso > Le Monde

com uma equipe exclusiva para TikTok e Snapchat, o jornal francês produz conteúdos jornalísticos na linguagem própria da plataforma

Le Monde

exemplos de tiktoks do Le Monde

1

Le Monde

18/11/2020

Essa publicação teve 1,3 milhões de visualizações (04.dez.2020), número elevado para a conta do Le Monde. O vídeo trata do formato dos controles de videogames, contando por que o modelo do PlayStation 1 tem um design revolucionário.

 

 

Para além da edição dinâmica e da narração cativante da apresentadora, há outros detalhes que enriquecem o vídeo: ao invés de apenas inserir imagens, a jornalista mostrou os próprios controles de videogame; há um porta retrato com uma foto do designer ao qual o vídeo se refere; e efeitos de imagem sutis transmitem um aspecto de virtualidade, que remete ao mundo dos games. 

2

Le Monde

24/07/2020

"Por que todo mundo está enviando sondas para Marte agora?"

 

O viés contextual proposto pelo Le Monde se traduz bem neste tiktok. O jornalista primeiro mostra diferentes manchetes recentes sobre o envio de sondas a Marte. Depois, explica o que há por trás de todas essas matérias, com um modelo composto por uma cartolina e uma laranja.

O vídeo contextualiza as notícias; deixa o espectador curioso; e esclarece um tema complexo por meio de instrumentos simples. 

3

Le Monde

26/10/2020

O vídeo traz uma solução criativa para traduzir dados para um formato audiovisual.

 

Nesse caso, o gráfico em questão tinha um dado gritantemente mais elevado que os outros. Para marcar esse contraste, o jornalista desenhou o gráfico na parede, tendo que pegar o elevador até o segundo andar para desenhar esse dado em específico.

você está em: estudos de caso > Le Monde

veja também:

la%20nacion%20logo_edited.png