você está em: formas de uso > 4. educação midiática

formas de uso

do TikTok que fazem sentido para veículos jornalísticos

Mulher no celular

4. educação

midiática

São vídeos que promovem o combate a fake news ou que elucidam atividades jornalísticas dos repórteres.

Navegando no celular

combate

a

fake news

Le Monde

12/11/2020

A jornalista analisa um post que tem rodado em diferentes sociais, em que é dito que a "dieta alcalina"  ajuda na proteção contra a Covid-19.

Parte por parte, ela explica por que as informações do post são equivocadas. Para isso, utiliza recursos ilustrativos — como um indicador de acidez que muda de cor; uma caneta vermelha para riscar a mensagem; além dos próprios alho e limão, recomendados na dieta.

Entrevista de mídia

fazer

jornalístico

Quaisquer vídeos que não apenas mostrem os bastidores do trabalho na redação, mas que, ao fazerem isso, também esclareçam algum aspecto da produção jornalística. 

Tagesschau

08/09/2020

Um dos principais âncoras do canal alemão de notícias Das Erste faz um pequeno tour por algumas das salas da redação, inclusive pelo estúdio em que apresenta o jornal Tagesschau. 

Um aspecto interessante é a participação de um jornalista de fora da equipe de redes sociais. Sobretudo nos jornais televisivos, existe um apreço pessoal do público pelos jornalistas que aparecem em cena — e uma consequente demanda por conteúdos com esses personagens. 

você está em: formas de uso > 4. educação midiática

veja também:

Desenhando digital

2. Criação de conteúdos direcionados

Stack of Newspapers

1. EXTENSÃO

DE CONTEÚDOS

DO JORNAL

journaling

3. construção

de marca