desafios comuns
que os jornais encontram quando ingressam no TikTok
gestão de comunidade
4 de dezembro
de 2020
Alguns aspectos da gestão de comunidade no TikTok são os mesmos de outras redes. Responder os comentários das publicações é um exemplo — sejam dúvidas sobre o tema do vídeo ou comentários descontraídos.
Outra técnica comum é deixar marcas de interlocução no vídeo. Desde falas pontuais, como "siga-nos para mais notícias" ou "comente o que você acha deste assunto"; até recursos narrativos, como "se suas alergias voltaram, você já sabe o que significa: começou a primavera".
o que muda...
O TikTok ainda possui poucos recursos que permitem a interação direta do jornal com os usuários (como votações e caixas de pergunta em outras redes sociais).
Mas é possível interagir por meio da própria produção de vídeos: alguns veículos pedem sugestões de temas para próximos conteúdos, ou mostram algumas possibilidades de pauta e pedem para que os usuários decidam, por meio dos comentários, qual delas vai ser feita.
* Dica para improvisar uma enquete: o próprio jornal faz um comentário anunciando a enquete, fixando-o no topo da publicação. Depois, escreve cada uma das alternativas em respostas ao comentário fixado. A resposta que for mais curtida pelos usuários será a vencedora.
Outra possibilidade de diálogo é criar um vídeo em resposta a algum comentário que foi feito em outras publicações, incorporando o comentário no novo vídeo.
Assim, o público percebe que sua participação é significativa para o jornal, já que seu comentário pode, inclusive, ser a base de novos conteúdos. Isso estimula que mais pessoas comentem e interajam com a conta, fortalecendo a comunidade de seguidores e retroalimentando o rankeamento dos vídeos.
lives
Também é possível realizar lives no aplicativo, interagindo ao vivo com os seguidores por meio dos comentários na transmissão. Uma ideia é deixar que a live seja inteiramente guiada pelos próprios comentários, transformando os telespectadores em agentes essenciais para a realização do conteúdo.
Uma ideia é trazer convidados para interagir com o público — inclusive jornalistas de outras áreas do jornal que possam responder dúvidas e falar mais sobre a área em que trabalham.