o jornal usa a rede como uma ferramenta de construção de marca, mostrando o dia a dia na redação e criando identificação entre os leitores e os jornalistas
Jornal da Record
você está em: estudos de caso > Jornal da Record
exemplos de tiktoks do Jornal da Record
1
Jornal da Record
08/09/2020
Na televisão, não vemos os âncoras correndo para a bancada antes de apresentar o telejornal — muito menos dizendo que querem terminar rápido para assistirem ao reality show A Fazenda na sequência, programa de entretenimento da Record. A referência a outro programa do canal é uma estratégia de marca inteligente, convidando os espectadores para conhecer outro produto do canal.
Além disso, o vídeo desconstrói a figura inabalável do âncora de telejornal, humanizando o jornalista e, de maneira indireta, o próprio jornal.
2
Jornal da Record
14/10/2020
O tiktok traz a jornalista Evelyn Bastos, correspondente do Jornal da Record nos Estados Unidos, num cenário conhecido do filme Rocky Balboa. Mais uma vez, há uma humanização da figura do jornalista, mostrando um lado espontâneo que não aparece nos telejornais.
O vídeo também exibe, rapidamente, a sacola de equipamentos da repórter no chão, trazendo um lado "por trás das câmeras" do cenário da gravação.
3
Jornal da Record
04/07/2020
Existe uma curiosidade entre leitores e telespectadores em torno do que acontece no ambiente interno das redações — principalmente no caso dos telejornais, que transmitem na televisão uma parte delimitada dos estúdios.
Em muitos dos seus vídeos, o TikTok do Jornal da Record busca atender a essa curiosidade, retratando o dia a dia na redação.
O objetivo do vídeo em questão é especificamente esse: mostrar aos seguidores da conta como é o cenário do jornal, investindo na relação entre o jornal e a comunidade de seguidores do TikTok.