você está em: estudos de caso > La Nación

La Nación

ENGAJAMENTO

uma jornalista faz referência a reportagens já publicadas pelo jornal, usando letreiros e efeitos simples de imagem de fundo

la%20nacion%20logo_edited.png

exemplos de tiktoks do La Nación

1

La Nación

03/09/2020

Os tiktoks do La Nación, de modo geral, mostram que não é preciso realizar acrobacias audiovisuais para produzir um vídeo envolvente.

 

Neste exemplo, a jornalista Sofía Altuna utiliza recursos narrativos apropriados à plataforma: uma gancho rápido no início do tiktok para prender a atenção do usuário; transições dinâmicas e cortes para dar movimento ao vídeo; imagens no plano de fundo, com a ferramenta do fundo verde; e uma música que evoca suspense, adequada ao tema tratado.

 

Também há uma marca de interlocução com o público ao final: "Se fosse possível visitar a ilha… você iria?". Vários dos comentários na publicação são em resposta a essa pergunta, o que aumenta o engajamento do vídeo e fortalece o vínculo dos seguidores com a página.  

2

La Nación
03/11/2020

O vídeo segue um padrão narrativo comum no TikTok do La Nación, que consiste na presença de uma jornalista adaptando alguma matéria publicada no site do jornal. Para fazer essa tradução do formato texto para o formato TikTok, a apresentadora escolheu os pontos mais relevantes da matéria; mencionou dados e pesquisas presentes no texto; e falou da situação do projeto de lei no momento. 

* No vídeo, há um recurso narrativo interessante para introduzir novas informações, que é o uso de perguntas. A apresentadora faz uma pergunta que ela própria vai responder, simulando sutilmente um diálogo consigo mesma. Quando inclui possíveis dúvidas dos seguidores no vídeo, ela também inclui, indiretamente, os próprios seguidores.

3

La Nación
27/10/2020

Entre os recursos utilizados pelo vídeo, que trata de possíveis mudanças da constituição do Chile, estão: fundo verde; presença de apresentador; imagem da notícia no site; frase gancho nos 3 primeiros segundos; música em alta (80K+ vídeos); 

Outras questões: a narrativa opta por um viés contextual da notícia, retomando os protestos que ocorreram no ano anterior para explicar a notícia de agora. Além disso, explicar dois possíveis cenários de desenvolvimento do ocorrido. Consegue, assim, falar de um tema atual, mas sem perder o sentido para alguém que lhe assista semanas depois da data de publicação.

você está em: estudos de caso > La Nación

veja também:

le monde logo.png