formas de uso
do TikTok que fazem sentido para veículos jornalísticos
Aqui, você vai encontrar alguns caminhos para a utilização do TikTok por veículos jornalísticos. Essas divisões foram feitas a partir do consumo de centenas de vídeos de contas de jornais que já estão na rede. A ideia é que elas sirvam não apenas para identificar conteúdos que já existem, mas, também, para mostrar possíveis caminhos de aproveitamento da plataforma para novas publicações jornalísticas.
As formas de uso estão agrupadas em 4 áreas gerais: extensão de outros conteúdos do jornal; criação de conteúdos direcionados; construção de marca; e educação midiática.
Diferentes jornais terão diferentes objetivos no TikTok, o que se reflete diretamente no formato e no conteúdo dos vídeos que serão produzidos. Mas é importante que esses objetivos estejam claros para a equipe jornalística. Se não estiverem, o resultado pode ser a criação de conteúdos que não fazem sentido com os valores do jornal — ou seja, são desperdício do tempo do jornalista e dos recursos investidos pela instituição.

1. EXTENSÃO
DE CONTEÚDOS
DO JORNAL
Quando o conteúdo faz referência a outras produções do jornal — seja as adaptando para a linguagem do TikTok, ou chamando o público para ver o produto completo

2. Criação de conteúdos direcionados
Produção de novos conteúdos especificamente para o TikTok, feitos a partir da gramática da rede

3. construção
de marca
São conteúdos que não tem a função de informar, e sim de inserir e moldar a imagem do jornal no imaginário do público

4. EDUCAÇÃO MIDIÁTICA
Vídeos que promovem o combate a fake news ou que contam sobre o fazer jornalístico dos repórteres