você está em: formas de uso > 1. extensão de conteúdos do jornal

formas de uso

do TikTok que fazem sentido para veículos jornalísticos

Stack of Newspapers

1. EXTENSÃO

DE CONTEÚDOS

DO JORNAL

Quando o conteúdo faz referência a outras produções do jornal — seja adaptando-as para a linguagem do TikTok, ou chamando o público para ver o produto completo.

Ocorre de 4 formas:

— Adaptação de matérias do site para o TikTok

— Chamadas para o conteúdo completo

— Reciclagem de conteúdos de outras redes sociais

— Trechos de falas de personalidades importantes

Adaptação de matérias do site para o TikTok

Aqui, o jornalista escolhe uma matéria do site do jornal e a traduz para o formato narrativo do TikTok. Uma boa saída é usar o recurso de fundo verde para colocar a própria matéria no fundo da tela. O objetivo não é que o usuário leia o texto, mas que veja que as informações do vídeo estão respaldadas numa matéria jornalística.

 

Isso também promove uma divulgação do conteúdo produzido no site, ainda que não seja possível, no TikTok, colocar hyperlinks direcionando o usuário para a matéria. Além disso, pode-se destacar a data de publicação da notícia — um recurso útil, considerando que a For You Page não mostra a data das publicações

Enquanto explica o novo projeto de lei argentino de legalização do aborto, a jornalista coloca ao fundo do vídeo a matéria publicada no site do La Nación sobre o assunto. A narrativa oral não se prende ao que está escrito, mas fica claro que a fala está respaldada numa produção jornalística.

 

Ao final do vídeo, uma marca temporal situa a informação: "o projeto foi enviado ao Congresso e espera-se que seja votado em dezembro". 

La Nación

20/11/2020

chamadas para o conteúdo completo

Nessa situação, o vídeo é uma espécie de teaser para outros conteúdos produzidos pelo jornal, como podcasts, videorreportagens, entrevistas, e até matérias em texto.

Enquanto, na categoria anterior, o caminho final da informação veiculada é o próprio TikTok, neste outro caso o objetivo é convidar o usuário para ver outras produções do jornal.

The Daily Telegraph

06/03/2020

Depois de introduzir a história da personagem, a apresentadora convida o usuário para ler sua trajetória completa no site do jornal.

* Esse vídeo também reúne a função de educação midiática, relatando como foi a atuação de uma jornalista em um contexto histórico específico; e de construção de marca, já que trata de uma ex-jornalista do próprio Telegraph.

reciclagem de conteúdos de outras redes sociais

Principalmente quando a redação não tem mãos suficientes para para produzir conteúdos para o TikTok, transportar conteúdos de outras plataformas (como vídeos verticais do Instagram) é uma alternativa possível.

Mas esse deve ser um dos últimos recursos. As linguagens de cada rede são diferentes entre si, então as chances de conteúdos simplesmente transportados possuírem bom engajamento são muito mais baixas. 

The Daily Telegraph

22/01/2020

Nesse caso, o conteúdo não foi exatamente aproveitado, mas o formato narrativo usado é muito mais apropriado ao Instagram do que ao TikTok (vídeos de um acontecimento com letreiros na tela, sem apresentador)

Trechos de falas de personalidades importantes

Alguns jornais publicam pedaços de discursos de políticos, ou de qualquer pessoa que esteja falando algo relevante para a esfera pública — médicos, professores, pessoas em manifestações, jornalistas etc. 

* Também pode-se postar vídeos que retratem acontecimentos importantes, a exemplo de manifestações populares, incêndios, ou aberturas de fóruns ou de eventos esportivos mundiais. 

USA Today

20/08/2020

Esse é um dos vídeos com mais visualizações na página do USA Today 

no TikTok.

 

Na verdade, a maioria dos vídeos que

eles publicam nesse modelo têm bom desempenho. E o post não poderia ser mais simples: são 35 segundos de um discurso do ex-presidente Barack Obama.

 

O jornal apenas legendou o vídeo (seguindo o padrão da conta) e acrescentou um letreiro que identifica

o presidente.

você está em: formas de uso > 1. extensão de conteúdos do jornal

veja também:

Desenhando digital

2. Criação de conteúdos direcionados

journaling

3. construção

de marca

Mulher no celular

4. EDUCAÇÃO MIDIÁTICA